Ralos entupidos são uma ameaça comum que a maioria dos proprietários enfrenta em algum momento.
No entanto, é incrivelmente frustrante lidar com eles. Um ralo entupido em uma banheira, vaso sanitário, pia de cozinha ou chuveiro pode emitir um cheiro desagradável e danificar significativamente o sistema de encanamento geral. Para aprender 6 dicas e truques para evitar drenos entupidos em casa, confira este guia prático no Marido de Aluguel BH.
Às vezes, um ralo entupido no sistema de encanamento da sua casa pode causar uma bagunça. Você pode pensar que sua melhor aposta é entrar em contato com profissionais para limpá-lo. No entanto, temos algumas dicas e truques úteis que você pode empregar para garantir que seus ralos não entupam facilmente.
Manter um sistema de encanamento saudável começa com a prevenção de drenos entupidos . Então, continue lendo para aprender como evitar drenos entupidos, verificar os primeiros sinais para evitar bloqueios e algumas das melhores medidas preventivas para ajudar você a abordar esse problema.
Como evitar entupimentos de ralos em casa?
1. Fique de olho no que entra no ralo
É raro encontrar ralos entupidos que devem sua existência a um objeto preso no sistema de drenagem. Geralmente, isso resulta de um acúmulo de material sólido ou semissólido ao longo do tempo. Um ralo entupido também pode se desenvolver devido a muito papel higiênico, gordura de cozinha e óleo de cozinha usado, produtos de higiene feminina e restos de jardim. Então, seria melhor observar de perto que tipo de coisas entram no ralo entupido. Se você vir algum sólido sendo jogado no ralo, pare.
2. Lave o ralo bloqueado com água quente
Alguns dos motivos mais comuns por trás de ralos entupidos incluem resíduos de alimentos jogados na pia . A gordura, os óleos e as gorduras resultantes dessas substâncias relacionadas a alimentos bloqueiam os ralos e solidificam com o tempo.
O ideal é que esse tipo de coisa nunca desça pelo ralo. No entanto, apesar de fazer o seu melhor, alguns restos de comida, como gordura usada em óleo de cozinha e outros detritos ou partículas de comida, eventualmente acabam no ralo e o entopem. Portanto, recomendamos despejar água quente (mas não fervente) no ralo toda semana para evitar esse problema.
Isso ajuda a quebrar qualquer resíduo solidificado e limpa a passagem para a água passar. No entanto, certifique-se de despejar a água com cuidado, sem respingar em si mesmo, pois água quente pode causar queimaduras.
Por fim, transfira qualquer resto de gordura, raízes de árvores, borra de café ou óleo de pratos e utensílios para um recipiente separado e jogue-o no lixo.
3. Limpe os ralos regularmente
Como mencionamos anteriormente, a maioria dos entupimentos de ralos é causada pelo acúmulo de resíduos sólidos ao longo do tempo. Limpar os ralos regularmente pode reduzir as chances de acúmulo.
Coisas comuns que geralmente acabam entupindo ralos (especialmente os de ralos de chuveiro) são fiapos, espuma de sabão e cabelo. Nesses casos, você pode usar um cabide dobrado ou um arame para limpar o ralo, desde que não estejam muito além da abertura do ralo.
Você também pode despejar cerca de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Espere de 30 a 40 minutos e despeje água quente no ralo. Você notará que toda a sujeira e gosma terão se dissipado, e seu ralo estará limpo e sem odores.
4. Fique longe de produtos de limpeza de ralos prejudiciais
Alguns desentupidores de ralos contêm muitos produtos químicos, que têm mais desvantagens do que benefícios. Por exemplo, desentupidores químicos de ralos podem danificar os canos, corroendo-os ou enfraquecendo as juntas , impactando o fluxo de água. No pior dos casos, você pode até acabar com canos de drenagem colapsados ou esmagados. Portanto, é sempre aconselhável que você procure a ajuda de um profissional se seus canos estiverem velhos e possivelmente corroídos ou se um bloqueio grave exigir um jato de água ou uma cobra de encanador.
Além disso, a sobrecarga química de um limpador de ralos pode liberar gases tóxicos ou deixar queimaduras químicas na pele. E eles também podem conter uma infinidade de toxinas, que podem potencialmente contaminar as águas subterrâneas.
Como alternativa, você pode usar bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre para evitar entupimentos nos ralos.
5. Use um êmbolo de boa qualidade
Um sistema de drenagem de vaso sanitário pode lidar com dejetos humanos e papel higiênico (lenços umedecidos, lenços umedecidos descartáveis, lenços umedecidos para bebês ou toalhas de papel) muito bem, mas dar descarga em outros itens causará um bloqueio rapidamente. O nível de água no vaso sanitário pode subir mais ou menos do que o normal quando você dá descarga.
Um desentupidor é uma ferramenta necessária que ajuda na manutenção e limpeza de ralos e é uma opção para a maioria das pessoas quando um bloqueio de ralo aparece. Portanto, ajudaria se você sempre usasse um desentupidor de boa qualidade. Nesse sentido, existem dois tipos de desentupidor:
A. Taça Comum
Este tem uma alça firme e longa com uma estrutura em forma de copo na ponta. Isso cria pressão no ralo e ajuda a desobstruir bloqueios. Esses desentupidores são ótimos para uso com superfícies planas, como banheiras e pias; no entanto, eles não são adequados para vasos sanitários entupidos.
B. Flange
Desentupidores de flange são especialmente projetados para serem usados com vasos sanitários. Como seus antecessores, eles têm uma estrutura semelhante a um copo em sua extremidade e uma aba que se projeta além da borda do copo. Essa aba permite que o desentupidor crie uma vedação com a superfície do ralo do vaso sanitário e o limpe.
Certifique-se de sempre usar o êmbolo correto para o trabalho. Os êmbolos têm usos diferentes e não são intercambiáveis.
6. Coloque filtros de drenagem dentro das pias da cozinha
Esta é uma das maneiras mais simples de evitar que sólidos entrem nos ralos da cozinha e no sistema de encanamento doméstico. Os filtros de drenagem (filtros de plugue ou trituradores de resíduos de alimentos) são dispositivos de malha geralmente feitos de aço inoxidável. Eles se encaixam perfeitamente dentro do ralo para capturar quaisquer sólidos que venham em sua direção. A melhor parte é que eles vêm em vários tamanhos, então você encontrará um que se encaixe em seus ralos, evite canos bloqueados ou possa entupir todo o sistema de esgoto.
No entanto, lembre-se de limpar os filtros de drenagem da cozinha regularmente; caso contrário, eles são tão bons quanto um bloqueio. Você também pode obtê-los para o seu banheiro ou pia da penteadeira para evitar cabelos e outros detritos.
Às vezes, você não consegue evitar jogar restos de comida na pia da cozinha, mas isso não é recomendado. É por isso que, como alternativa, muitos proprietários instalam unidades de descarte de lixo sob suas pias. Você também pode obter um filtro de drenagem grande ou uma tampa de drenagem para seus ralos de águas pluviais para evitar que detritos e folhas causem um bloqueio.